Sobre

A GATOPARDO é uma produtora de cinema independente fundada em 2015 por Enock Carvalho e Matheus Farias, que são cineastas, roteiristas e produtores. O foco da produtora é a criação de obras audiovisuais para o cinema e televisão combinando pesquisa, produção e criação, pois assim surgem nossas possibilidades artísticas, estéticas e narrativas. Cada filme terá um escopo de produção muito particular.

Os filmes produzidos por nós já foram exibidos em mais de 120 festivais no Brasil e no mundo, como o Festival de Sundance, BFI Flare London, Dublin IFF, Glasgow Short Film Festival, Festival de Moscou, Rome Independent Film Festival, London Short Film Festival, New Directors New Films (Portugal), Festival de Brasília e Festival de Gramado, recebendo um total de 37 prêmios. Atualmente a produtora desenvolve dois longas-metragens. "A Margem Escura do Rio" é o mais avançado, com passagem pelos laboratórios de roteiros Sesc/Senac Novas Histórias e Curitiba_Lab.

A produtora trabalha também no segmento de distribuição de cinema, já tendo trabalhado em dezenas de lançamentos. Somos especializados na criação de trailers, teasers, promos, spots de TV, making ofs, pílulas, e em marketing digital para cinema. Até o momento a Gatopardo produziu trailers para aproximadamente 50 longas-metragens e atuou à frente do marketing digital de cerca de 40 filmes.

Enock Carvalho

Diretor, roteirista, produtor, marketing digital

 

Graduado em Jornalismo, dirigiu o curta-metragem "Inabitável", selecionado para o Festival de Sundance 2021, além de dois outros curtas-metragens, "Caranguejo Rei" e "Quarto para alugar". Os filmes foram exibidos em mais de 100 festivais pelo mundo e receberam mais de 20 prêmios. Fez parte do Locarno Industry Academy São Paulo em 2021 e atua como gerente de marketing digital para lançamentos de filmes, já tendo trabalhado em cases de sucesso como "Bacurau", "Aquarius", "O Filme da Minha Vida", "Divinas Divas", "Fevereiros", "Boi Neon", "Azougue Nazaré", dentre outros.

  • IMDb - Enock Carvalho

Matheus Farias

Diretor, roteirista, produtor, montador

 

Graduado em Rádio & Televisão com pós-graduação em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco, Matheus dirigiu três curtas que foram exibidos e premiados em mais de 100 festivais pelo mundo: "Inabitável" (2020), "Caranguejo Rei" (2019) e "Quarto para alugar" (2016). Como montador, já produziu mais de 50 trailers e teasers para filmes; sua experiência soma ainda a montagem de uma dezena de filmes entre curtas e longas-metragens. Atualmente Matheus trabalha com Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles nos seus próximos longas-metragens.

  • Portfólio Matheus Farias
  • IMDb - Matheus Farias

Clientes e parceiros